Palácio de Versalhes, França
A organização social da Europa que emergiu da Idade Média já foi chamada de sociedade de transição entre o feudalismo e o capitalismo. Entretanto, por sua longa duração – mais de três séculos – e pela relativa estabilidade de suas instituições, deve ser considerada em suas especificidades e características próprias.
Palácio de Versalhes, França
Em outras palavras, a sociedade que se formou na Europa durante a Idade Moderna constituiu um modelo complexo e específico de organização social, econômica e política. Longe, portanto, de representar uma simples transição entre dois sistemas. Após a Revolução Francesa de 1789, contudo, ela passaria a ser chamada também de Antigo Regime. As duas denominações – Antigo Regime e sociedade moderna – parecem contraditórias. Na verdade elas expõem as inúmeras contradições que conviviam no interior dessa sociedade.
Loja de Alfaiate
Assim, enquanto parte da economia, dominada pelo comércio, já era capitalista, outra parte apresentava resquícios do sistema feudal. O Estado praticava o poder de forma absolutista, mas o dinheiro comandava a vida econômica e social. A burguesia oferecia seu apoio aos monarcas, mas a nobreza continuava a ter privilégios entre os grupos sociais.
Os pedintes, de Sebastien Bourdon
Nenhum comentário:
Postar um comentário